20-05-2019

  Diretor Ivo Moreira | Periodicidade Diária

Sobre Nós  |  Fala Connosco     

No Centro Cultural de Belém, a 2 e 3 de junho, a brasileira Linn da Quebrada, o português DJ Vibe e o americano Mykki Blanco terão a oportunidade de partilharem visões, experiências e ideias que sustentam as suas diversas carreiras, cada uma delas um marco numa área muito específica.

Estas três lectures em Lisboa marcarão o regresso a Portugal do mais celebrado sofá do moderno universo musical. Produtores lendários, criadores de novas tecnologias, músicos, engenheiros de som, DJs, rappers e cantores de todas as esferas da música, do jazz ao rap, do rock à eletrónica experimental, usaram este sofá para espalhar conhecimento, histórias e experiências únicas.

A 3 de junho, segunda-feira, pelas 15 horas, DJ Vibe irá sentar-se no sofá da Red Bull e conversar com Lauren Martin, dando conta de um percurso de décadas que é pioneiro na imposição de uma cultura eletrónica de dança no nosso país, tendo conhecido amplo reconhecimento internacional graças ao clássico “So Get Up” assinado pelos Underground Sound of Lisbon, projeto que criou com Rui da Silva.

A estas lectures juntam-se, também a cantora, atriz e ativista Linn da Quebrada, natural de São Paulo e Mykki Blanco, rapper americano de Orange County, na Califórnia, figura que se apresentará em conversa com Anthony Obst, logo após DJ Vibe. 

As três lectures apresentadas pela Red Bull são destinadas a produtores, DJs, músicos, compositores, multi-instrumentistas, singer-songwriters, outros profissionais da indústria da música e music lovers. O acesso é gratuito mas a lotação de cada sala é limitada sendo por isso necessário um pré-registo obrigatório no site da marca, de forma a garantir um ambiente inspirador para a troca de ideias, experiências e conhecimento dos convidados.
O DJ e produtor francês David Guetta acaba de lançar o seu mais recente single "Stay (Don't Go Away)" que conta com a participação de Raye, mesmo a tempo do Verão que se prevê escaldante. Depois do lançamento do seu álbum "7", em setembro do ano passado, Guetta tem vindo lançar faixas atrás de faixas, incluindo temas sob o seu pseudónimo de Jack Back. 

"Stay (Don't Go Away)" é uma faixa inédita, que não fez parte do último álbum de Guetta, "7". A voz da cantora e compositora inglesa Raye complementa na perfeição a faixa veranil que narra um amor persistente de Verão, onde se implora para que a outra pessoa passe a noite connosco.

Em abril, Guetta foi distinguido na posição número 10 da lista Billboard Dance 100 Artists of 2019, que foi anunciada em conjunto com a Miami Music Week, onde também foi cabeça de cartaz do Ultra Music Festival. 

Nos próximos meses, o francês vencedor de dois prémios Grammy poderá ser visto ao vivo em vários festivais, bem como em Las Vegas e Ibiza, locais onde é residente.

quinta, 09 maio 2019 21:12

Já se bebe Cerveja Quinas na Holanda

A Cerveja Quinas, lançada o ano passado com ADN 100% nacional, acaba de chegar ao mercado holandês através da Dom Bacalhau que, de acordo com a marca, "foi criada com intuito de levar para o mercado holandês produtos de qualidade superior e desconhecidos do consumidor em geral".

A estreia na Holanda foi feita num restaurante com gastronomia portuguesa, o Dom Bacalhau Restaurant, que conta com uma vasta oferta de pratos típicos portugueses e a agora a presença de forma exclusiva da Quinas como a cerveja do espaço.

Segundo a marca cervejeira, "o mercado holandês apresenta um consumo per capita de 70 litros/ano sendo que os últimos dados (2017) apontam para cerca de 2 milhões de hectolitros de cerveja importada para fazer face ao consumo do mercado."
A Organização do Ultra Music Festival acaba de surpreender tudo e todos ao divulgar um comunicado que anuncia o fim da Era do Ultra Music Festival em Miami, 20 anos depois.

O anúncio revela que após serem analisados vários feedbacks sobre a experiência do festival do passado mês de março, num novo local (o Virginia Key Beach Park), a organização percebeu que os festivaleiros não tiveram a melhor experiência no evento, facto pelo qual pesou no término do evento em Miami. "Decidimos terminar voluntariamente a licença com o Governo de Miami e estamos à procura de um outro local que possa ser a casa permanente do Ultra no Sul da Flórida", pode ler-se no comunicado.

Recorde-se que os dissabores com as autoridades de Miami começaram em novembro do ano passado onde foi recusada a realização do evento no Bayfront Park, colocando-se em cima da mesa o seu cancelamento. As queixas dos moradores, o barulho, a confusão e o facto do parque ficar fechado ao público durante muito tempo foram determinantes para que o festival rumasse até Virginia Key, que acaba agora por ser a sua última "casa".

Confere o comunicado na íntegra:
 
O próximo BAIXA Clubbing, ponto de encontro de todos os amantes da House music, chega este sábado, dia 11 de maio, e traz o som refinado de Stefano Noferini, um dos nomes mais respeitados na cena eletrónica e no circuito clubbing.

Conhecido por levar a arte de DJ a um outro nível, através da inovação e cruzamento de sons de forma surpreendente, este "maestro" italiano do House e Techno enche as pistas por onde passa ao som dos seus ritmos contagiantes que mantêm as pessoas a dançar até à última batida. Noferini é presença assídua nos grandes clubes e festivais de todo o mundo e chega agora à Baixa do Porto.

A edição número 21 do BAIXA Clubbing conta ainda com a participação da dupla nacional RE:beat, composta por Tiago Magalhães e Frederico Reis, cuja cumplicidade se reflete na interseção de diferentes influências musicais, resultando em sets cheios de groove. Tudo isto, a não perder, a partir das 23 horas.
 
A partir das sete da tarde desta quinta-feira, 9 de maio, a AIMEC Portugal receberá um novo workshop, desta vez dedicado ao negócio por trás da música. Neste Workshop Music Business, a Academia Internacional de Música Eletrónica, a celebrar um ano de existência em Lisboa, convidou Paulo Silver para partilhar a sua vasta experiência na música e na organização dos conhecidos eventos Rebel Bingo, Battle Royale, HARD On e mais recentemente as Revenge of the 90's. A juntar a esses conceitos, Silver é ainda responsável pela curadoria de vários palcos em diferentes festivais nacionais.

Os lugares são limitados e todos os interessados em participar deverão enviar um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com nome e contacto de forma a confirmarem a sua presença.
O Seaside Sunset Sessions, festival que terá lugar na Pampilhosa da Serra de 17 a 25 de agosto, acaba de anunciar mais um nome que fará parte do cartaz deste ano. O DJ, compositor e produtor holandês Nicky Romero junta-se assim a CØDE, Karetus, Oskar DJ (residente do evento), Hugo Tabaco e DJ É-me - DJ oficial da Cidade FM. 

Depois de lançar vários singles no início da sua carreira, Nicky alcançou oficialmente o sucesso com o hino viral "Toulouse" e "I Could Be the One" (vs. Avicii), que acumulou mais de 185 milhões de streams no Spotify. A sua habilidade meticulosa levou-o a co-produzir com artistas lendários, como Rihanna no hit "Right Now" e Britney Spears em "It Should Be Easy". Para o presente ano o artista anunciou colaborações com Dimitri Vegas e Mike, Afrojack, David Guetta e Taio Cruz. 

O Festival Seaside Sunset Sessions decorre na Praia Fluvial da Pampilhosa da Serra, e terá entrada gratuita de 17 a 22 de agosto e paga nos dias 23 e 24. Com a natureza como cenário de fundo, o festival promete proporcionar uma experiência inesquecível aos seus visitantes, que poderão desfrutar da melhor música eletrónica.

Os ingressos podem ser adquiridos em exclusivo na Blueticket, com condições especiais até ao próximo dia 31 de maio com preços que variam entre os 13 e os 75 euros.
 
O DJ australiano Adam Sky morreu neste sábado, durante as suas férias no resort Hillstone Villas Resort, na ilha de Bali, na Indonésia, aos 42 anos.

Segundo a BBC, o artista terá morrido quando tentava salvar uma amiga que caiu no terraço. Enquanto corria para ajudá-la, Adam bateu numa porta de vidro, fazendo cortes profundos e perdendo muito sangue, acabando por morrer.

Segundo relatos dos órgãos de comunicação da Indonésia, a mulher sobreviveu e foi levada para o hospital com uma perna partida. De acordo com a Nine News, as autoridades estão a investigar e acreditam que o músico estaria alcoolizado quando aconteceu o acidente.

Adam foi classificado como o terceiro DJ mais popular da Ásia no ano passado. A Juice Magazine Asia descreveu-o mesmo como um "DJ superstar australiano em ascensão".
 
Jeff Mills, Laurent Garnier, Hardfloor (live) e os portugueses Rui Vargas e Sensible Soccers são algumas das mais recentes confirmações para o Festival Neopop que decorre entre os dias 7 e 10 de agosto em Viana do Castelo, cidade que nos últimos anos tem sido o epicentro do desenvolvimento da cultura de música eletrónica no nosso país. 

Os quatro palcos do evento - Neostage, Antistage, Teatro Sá de Miranda e Parque de Campismo - , receberão alguns dos nomes mais importantes da música de dança da atualidade - a par dos já anunciados Underworld (live), Amelie Lens, Ben Klock ou Rebekah (live). 

No entanto, nem só de DJ sets se faz o Neopop Festival 2019. Aos já anunciados live acts de Rebekah, Surgeon e The Advent, junta-se a performance frenética do astro house KiNK; o acid dos veteranos Hardfloor; o electro e EBM dos lendários Amato & Adriani (The Hacker e o fundador da Mannequin Records, Alessandro Adriani); os sintetizadores modulares de Colin Benders; o techno psicadélico do japonês Wata Igarashi e o experimentalismo da fundadora da Fullpanda, Dasha Rush. 

A completar o cartaz desta segunda vaga de artistas anunciados para o NEOPOP, vão subir a palco Acid Pauli, Interstellar Funk, Julianna, Nastia, Paco Osuna, Rui Vargas e Sensible Soccers.

Depois de vários anos a fazer curadoria no palco principal do Festival NEOPOP, a Red Bull Music criou um laboratório musical, com uma programação inédita, num dos mais antigos teatros do país, o Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Este ano, o regresso da Red Bull Music ao Sá de Miranda está marcado para duas noites exclusivas, a 9 e 10 de agosto, que vão celebrar a multidisciplinaridade da música avançada. Sem fronteiras de géneros ou de estilos, a música pode surgir sob performance ou como exploração de novas sonoridades.

Os bilhetes estão à venda nos locais habituais com valores que oscilam entre os 40 euros (diário) e os 95 euros, o passe para quatro dias. Existe ainda o Passe Plus a 175 euros, até ao final de abril com vantagens exclusivas.
 
A compra e escuta de música estão mais baratas, por causa da Internet, mas têm um maior impacto no ambiente pelo consumo de energia poluente, releva um estudo divulgado hoje pela Universidade de Glasgow no Reino Unido.

"O custo da música", analisou a indústria discográfica e o consumo de música nos Estados Unidos, e concluiu que os consumidores gastam menos pela música que ouvem, em particular com o aumento dos serviços de streaming.

No entanto, a energia que é gasta para carregar a bateria de todos os dispositivos para a partilhar e ouvir, como telemóveis e computadores, representa um aumento das emissões de gases de efeito de estufa no ambiente.

No estudo são ainda avançados dados concretos sobre o panorama nos Estados Unidos: em 1977, no pico das vendas dos discos de vinil, o consumo de música gerou 140 milhões de quilos de dióxido de carbono, mas em 2016 o armazenamento, transmissão e escuta de música online levou à emissão de 200 milhões a 350 milhões de quilos de CO2.

Do ponto de vista do impacto ambiental, os investigadores apresentam um dado positivo sobre a desmaterialização do consumo de música que consta que em 2016 o uso de plástico na indústria discográfica desceu drasticamente para oito milhões de quilos.

O estudo não pretende dissuadir as pessoas de ouvirem música, mas espera que "ganhem consciência da alteração de custos envolvidos no consumo", afirmou o investigador Matt Brennan, citado pela Universidade de Glasgow.
Pág. 1 de 52
100% DJ. Projeto editorial independente cujos valores se guiam pelo profissionalismo, isenção e criatividade, tendo como base de trabalho toda a envolvente da noite nacional e internacional, 365 dias online.

Newsletter

Recebe novidades e conteúdos exclusivos no teu e-mail.